Ação policial em Moema teve 45 disparos
Quatro policiais atiraram durante atendimento iniciado por chamado sobre risco de suicídio; o objeto confundido com arma era um celular.

Uma ação da Polícia Militar terminou com a morte de Gustavo Munis de Santana, de 20 anos, na madrugada de sábado, 10 de outubro, em Moema, na zona sul de São Paulo. Quatro dos oito policiais que atenderam a ocorrência fizeram 45 disparos; o objeto que os agentes disseram ter confundido com uma arma era um celular escuro.
O g1 informou que a equipe havia sido acionada para atender um chamado sobre um homem em crise que ameaçava tirar a própria vida. A Folha de S.Paulo confirmou a quantidade de agentes, disparos e ferimentos, enquanto o UOL registrou que armas, celular, imagens de câmeras e gravações corporais seriam submetidos a perícia.
Segundo o boletim de ocorrência, os policiais afirmaram que Gustavo saiu de uma área escura apontando um objeto em direção à equipe. Quatro agentes abriram fogo: um declarou ter efetuado 14 tiros, outro 13, um terceiro seis e o quarto 12. A soma chega a 45 disparos.
Perícia apura reação policial
Os registros do caso indicam 27 ferimentos por projéteis no corpo do jovem. A diferença entre esse número e o total de disparos não permite, por si só, concluir quantas balas o atingiram, porque exames periciais precisam distinguir orifícios de entrada e saída e reconstituir as trajetórias.
O celular encontrado no local tornou-se uma peça central da investigação. A perícia deverá confrontar a posição do aparelho, a iluminação da rua, a distância entre Gustavo e os policiais, os vestígios balísticos e as imagens disponíveis. Esses elementos podem mostrar se a equipe teve condições de identificar o objeto e se a resposta empregada foi proporcional à ameaça percebida.
A ocorrência mobilizou oito policiais, mas somente quatro declararam ter atirado. A apuração também terá de esclarecer como a informação inicial sobre uma pessoa em sofrimento psíquico foi transmitida às equipes, qual protocolo orientou a aproximação e se houve tentativa de contenção ou comunicação antes dos tiros.
Família cobra respostas públicas
Familiares disseram que Gustavo fazia tratamento para depressão e não tinha antecedentes criminais. O histórico pessoal não decide a legalidade da ação, mas reforça a necessidade de reconstruir por que um atendimento relacionado a risco de suicídio terminou em uma sequência de disparos.
O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa registrou o caso como morte decorrente de intervenção policial e instaurou investigação. A Polícia Militar abriu inquérito próprio, e as armas dos agentes foram recolhidas. A Secretaria da Segurança Pública afirmou que as circunstâncias serão apuradas e que não tolera desvios de conduta.
Imagens de câmeras corporais e do entorno podem oferecer uma cronologia mais precisa do episódio. Elas devem ser analisadas em conjunto com depoimentos, laudos de balística e o exame do local, sem antecipar culpa ou absolvição. Também será necessário verificar se todos os equipamentos estavam funcionando e se os arquivos foram preservados integralmente.
O caso expõe o desafio de preparar equipes policiais para ocorrências que combinam risco, baixa visibilidade e crise de saúde mental. A investigação precisa responder quem atirou, em que momento, a partir de qual percepção e sob quais ordens. Para a família e para a sociedade, a transparência dessas respostas será essencial para avaliar a atuação do Estado.
Em resumo
A ocorrência foi registrada na madrugada de sábado, 10 de outubro de 2026, na zona sul de São Paulo.
Quatro dos oito policiais presentes declararam ter atirado durante a ocorrência.
Os relatos dos quatro agentes somam 45 disparos: 14, 13, seis e 12 tiros.
O objeto encontrado e confundido com uma arma era um celular escuro.
O DHPP conduz a investigação civil, e a Polícia Militar abriu um inquérito próprio para apurar a conduta dos agentes.