Economia pesou no voto, avalia Lavareda
Cientista político afirma que melhora em indicadores nacionais não se converteu em percepção positiva suficiente entre os eleitores.

A percepção sobre renda, preços e condições de vida ajudou a moldar o voto no primeiro turno, segundo o cientista político Antonio Lavareda. A avaliação foi feita após a apuração de domingo (4), que colocou Flávio Bolsonaro à frente de Lula na disputa pela Presidência.
Em entrevista à CNN Brasil, Lavareda afirmou que o governo não conseguiu transformar a melhora de indicadores econômicos em uma sensação favorável disseminada entre os eleitores. Análise publicada pela Folha de S.Paulo chegou a conclusão semelhante ao comparar emprego e renda com preocupações persistentes sobre custo de vida e endividamento.
A leitura exige uma distinção importante: indicadores nacionais e experiência doméstica não são a mesma coisa. Uma economia pode registrar avanço do emprego ou da renda média enquanto famílias continuam pressionadas por alimentos, dívidas e despesas fixas. Na urna, essa percepção cotidiana pode falar mais alto do que o dado agregado.
Percepção econômica guiou escolha
Segundo a Folha, 82% das famílias tinham algum tipo de dívida em agosto. Outro levantamento citado pelo jornal mostrou que 49% dos entrevistados relatavam dificuldade com a renda, embora 43% avaliassem positivamente a própria situação financeira. Os números descrevem um quadro misto, sem uma sensação uniforme de prosperidade.
Lavareda sustenta que a campanha governista não conseguiu alterar essa avaliação antes do voto. Para o analista, a oposição ocupou o espaço ao relacionar o governo ao preço dos alimentos, à inadimplência e ao desgaste da renda disponível. Trata-se de uma interpretação sobre o comportamento eleitoral, e não de uma prova de que todos os votos tiveram a mesma motivação.
A avaliação do governo também permanecia dividida às vésperas da eleição. Pesquisa Datafolha feita entre 29 de setembro e 1º de outubro apontou 41% de avaliação negativa e 35% de positiva. A desaprovação pessoal de Lula era de 49%, ante 48% de aprovação, dentro de um cenário de forte polarização.
Ao mesmo tempo, havia expectativa de melhora: 71% dos brasileiros consultados em pesquisa mencionada pela Folha acreditavam que sua situação avançaria nos 12 meses seguintes. O contraste entre esperança futura e aperto presente ajuda a explicar por que bons dados macroeconômicos não produziram apoio automático ao governo.
Segundo turno testa nova mensagem
A campanha de Lula terá três semanas para ligar os resultados econômicos nacionais à vida concreta das famílias. Para isso, precisará responder a preocupações imediatas sem negar as dificuldades relatadas pelos eleitores. Já Flávio tende a insistir que o primeiro turno expressou insatisfação e desejo de mudança.
O resultado final não dependerá apenas da economia. Segurança, alianças estaduais, rejeição partidária, abstenção e a disputa pelos votos de candidatos eliminados também entram na equação. Ainda assim, a renda disponível e o custo de vida devem permanecer no centro do debate até 25 de outubro, agora sob escrutínio mais direto das duas campanhas.
Em resumo
Ele avalia que a percepção negativa sobre a economia ajudou a limitar o apoio eleitoral ao governo.
Não. Emprego e renda agregados podem melhorar sem eliminar a pressão de preços, dívidas e despesas sobre as famílias.
O Datafolha registrou 41% de avaliação negativa e 35% de avaliação positiva.
Quase metade dos entrevistados relatava dificuldade com a renda, enquanto o endividamento familiar seguia elevado.
Não. Segurança, alianças, rejeição partidária, abstenção e transferência de votos também influenciam a disputa.