Mulher é presa em Itaparica após dizer que não temia o PM porque ele era preto
Karla Rodrigues da Silva foi autuada em flagrante por injúria racial e desacato depois de hostilizar soldados da PM na Praia de Itaparica. O boletim registra que ela afirmou não temer o policial por ele ser preto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/F/B/AfDMKKQACmqnsYB3VWYw/img-mulher-presa-gmd-07-09.mov-snapshot-00.11.156.jpg)
Uma mulher foi presa em flagrante no domingo, 6 de setembro, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, pelos crimes de injúria racial e desacato. Segundo o boletim da Polícia Militar, Karla Rodrigues da Silva disse que não temia o soldado "por ele ser preto".
O caso começou com uma denúncia comum de orla. Uma equipe da PM fazia patrulhamento a pé na Avenida Estudante José Júlio de Souza, em frente a uma academia, por volta das 17h57, quando um morador procurou os militares. Ele relatou que pessoas aparentemente embriagadas arremessavam garrafas de vidro na ciclovia.
Os policiais foram até o ponto indicado. Na abordagem, Karla adotou conduta hostil, desobedeceu às ordens e passou a dançar, gritar e lançar desafios verbais contra a guarnição. O boletim descreve ofensas pejorativas e discriminatórias. A frase que sustentou o enquadramento de injúria racial foi a declaração de que ela não temia o policial porque ele era preto.
O comportamento foi gravado em vídeo. Diante do risco à integridade dos militares e de quem estava no local, a equipe deu voz de prisão em flagrante. A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia Regional de Vila Velha. A Polícia Civil confirmou a autuação e encaminhou a suspeita ao Centro Prisional Feminino de Cariacica.
O que o boletim fixou
Há três fatos objetivos no registro policial. Primeiro: a abordagem não foi uma caçada aleatória. Partiu de um cidadão que pediu intervenção porque vidro estava sendo atirado na ciclovia. Segundo: a suspeita não se limitou a discutir a abordagem. Dançou, gritou, desafiou e pediu para ser conduzida. Terceiro: usou a cor do soldado como argumento para menosprezar a autoridade dele.
A Gazeta publicou o caso no Instagram na manhã desta segunda-feira, 7, com o título de mulher presa por injúria racial contra soldado da PM em Vila Velha. O g1 Espírito Santo e a TV Gazeta reproduziram o mesmo núcleo: nome da suspeita, local, horário, vídeo e os dois crimes do flagrante.
Até o fechamento desta reportagem, não havia versão pública da defesa de Karla Rodrigues da Silva. Também não foi divulgado o nome do soldado ofendido. O que circula com nome e imagem é a mulher autuada.
Injúria racial não é xingamento solto
Desde a Lei 14.532, de 2023, a injúria racial passou a ser equiparada ao crime de racismo. A pena vai de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. O tipo penal pune ofensa à dignidade de alguém em razão de raça, cor, etnia, religião ou origem.
No papel, a regra é simples. Na rua, muita gente ainda trata ofensa racial como desabafo, como aquecimento de briga ou como reação a uma abordagem que desagradou. O boletim de Itaparica corta esse atalho. A cor do fardado virou o motivo declarado para não temê-lo. Foi uso da raça do servidor para rebaixá-lo no exercício da função.
O ponto importa porque o alvo, neste caso, é um policial negro em serviço. Uniforme não cancela a ofensa. Também não transforma a vítima em personagem descartável. A mesma frase dita contra um civil na ciclovia seria o mesmo crime. Dita contra um soldado, soma-se o desacato.
Desacato e o teatro na calçada
Desacato, no Código Penal, é desprestigiar funcionário público no exercício da função. Não exige soco. Basta a ofensa dirigida a quem está no serviço. O registro da PM descreve um espetáculo na avenida: dança, gritaria, desafio e exigência de ser levada. A cena, filmada, saiu da calçada e foi para o flagrante.
A sequência ajuda a entender por que a corporação não tratou o episódio como simples discussão de orla. Havia risco físico, desobediência e ofensa racial gravada. A prisão em flagrante é a resposta prevista para esse conjunto, não um capricho da guarnição.
O que ainda falta esclarecer
O boletim não detalha, nas versões públicas, se outras pessoas do grupo que atirava garrafas também foram autuadas. Não informa se a suspeita estava alcoolizada, embora o morador tenha falado em gente aparentemente embriagada. Não traz o áudio integral do vídeo, só o trecho que a polícia considerou suficiente para o crime racial.
Esses vazios não apagam o que já está documentado. Karla Rodrigues da Silva foi identificada, autuada e recolhida. O soldado ofendido estava de serviço. A frase sobre a cor dele entrou no boletim. O vídeo existe.
Cabe agora à Polícia Civil concluir o inquérito e ao Ministério Público decidir se oferece denúncia pelos dois crimes. Prisão em flagrante não é condenação. Também não é um detalhe menor. É o Estado dizendo, no mesmo dia da ofensa, que xingar um PM negro por ser negro tem nome no Código Penal.