Quanto capital pode entrar na Bolsa se rali continuar? Morgan vê até R$ 945 bi
Itaú BBA, por sua vez, chega a R$ 270,2 bilhões de entrada potencial ao combinar estrangeiros e investidores brasileiros se ambos voltarem à média histórica

Depois da forte disparada da Bolsa brasileira após o primeiro turno das eleições, uma das principais questões para a continuidade do rali passa a ser de onde virá o dinheiro capaz de sustentar uma nova etapa da valorização.
Nas contas do Morgan Stanley, o potencial é significativo,
Nas contas do Morgan Stanley, o potencial é significativo, estimando que apenas uma retomada da alocação dos fundos locais em ações poderia direcionar R$ 176 bilhões, R$ 615 bilhões ou até R$ 945 bilhões para a renda variável brasileira, dependendo de quanto a participação das ações no patrimônio da indústria volte a crescer.
O Itaú BBA, por sua vez, chega a R$ 270,2 bilhões de entrada potencial ao combinar estrangeiros e investidores brasileiros em um cenário no qual ambos simplesmente retornem às suas alocações médias históricas.
As duas análises partem de metodologias diferentes e, portanto, seus números não são diretamente comparáveis.
Mas ambas chegam à conclusão de que, depois
Mas ambas chegam à conclusão de que, depois de um primeiro movimento puxado fortemente pela reprecificação dos ativos, a próxima perna do rali pode ganhar combustível da recomposição das carteiras, principalmente se a queda dos juros reduzir a atratividade relativa da renda fixa.
Para o Morgan Stanley, essa migração faz parte do que a instituição chama de “Great Rebalancing”, um processo de vários anos de transferência de capital da dívida para ações e investimentos, cuja condição central é a consolidação fiscal.
Apesar da alta de aproximadamente 13% das ações brasileiras no pregão analisado, o banco ainda vê potencial de 15% a 20% ou mais até o fim de 2026 e espaço adicional em direção ao seu cenário mais otimista de 250 mil pontos para o Ibovespa.
O grande reservatório de recursos identificado pelo Morgan Stanley está dentro do próprio Brasil. Os fundos de ações representam atualmente apenas 6% do patrimônio total da indústria, segundo a análise. Essa participação já atingiu 15% em 2007 e 12% em 2009.
É a partir desses níveis que o banco monta três cenários para uma eventual volta do investidor local:
No cenário extremo de 15%, o volume representaria aproximadamente 25% da capitalização do MSCI Brazil e 38% de seu free float, segundo a análise.
Morgan Stanley reduz Vale e exclui Suzano para reforçar domésticas; JPMorgan prefere ações sensíveis aos juros, enquanto UBS vê rotação de petróleo para cíclicas locais
A tese é que os juros elevados afastaram o investidor doméstico da renda variável e, com uma eventual normalização das taxas reais e redução da vantagem relativa da renda fixa, uma parcela desse capital poderia retornar a ativos de risco.
O posicionamento local é descrito pelo banco como especialmente baixo. Em outra medida apresentada no relatório, a alocação local em ações aparece em cerca de 5%, pouco acima da mínima histórica de 4,6%, contra média histórica de 8,5% e máximo de 15%.
O fluxo potencial não termina no investidor brasileiro já que, na análise mais ampla de demanda, o Morgan Stanley estima que o mercado brasileiro tenha aproximadamente US$ 500 bilhões de free float e vê possibilidade de demanda adicional de US$ 30 bilhões a US$ 40 bilhões de investidores locais, US$ 10 bilhões a US$ 20 bilhões de gestores de emergentes e US$ 30 bilhões a US$ 40 bilhões de fundos globais.
Em sua análise de sensibilidade, a instituição detalha diversos cenários para cada grupo.
Entre os fundos globais de mercados emergentes, por exemplo, uma posição de 3 pontos percentuais acima do benchmark, levando o peso total do Brasil a 6,9%, representaria aproximadamente US$ 49,2 bilhões de alocação adicional diante da referência atual usada no estudo.
Com 2,5 pontos de overweight (exposição acima da média do mercado, equivalente à compra), seriam US$ 29,2 bilhões; com 2 pontos, US$ 9,1 bilhões.
Entre fundos globais, uma posição de 5 pontos percentuais acima do benchmark, equivalente a peso total do Brasil de 0,96%, corresponderia a US$ 105,4 bilhões adicionais ante a referência utilizada.
Com 4 pontos, seriam US$ 85,8 bilhões; com 3 pontos, US$ 66,2 bilhões; com 2 pontos, US$ 46,6 bilhões; e com 1 ponto, US$ 27 bilhões.
Vale ressaltar que o posicionamento estrangeiro já é muito mais elevado que o doméstico.
Assim, o Morgan Stanley afirma que o Brasil está simultaneamente muito comprado pelos gestores de emergentes e pouco comprado pelos investidores locais.
Entre os gestores GEM (de mercados emergentes globais), a posição brasileira está na parte superior da faixa observada nos últimos 20 anos. Por isso, o potencial de recomposição doméstica é particularmente relevante.
O Itaú BBA, por sua vez, calcula R$ 270,2 bilhões de fluxo adicional caso estrangeiros e investidores locais simplesmente retornem às suas médias históricas de exposição à Bolsa.
Em resumo
Depois da forte disparada da Bolsa brasileira após o primeiro turno das eleições, uma das principais questões para a continuidade do rali passa a ser de onde virá o dinheiro capaz de sustentar uma nova etapa da valorização.
Nas contas do Morgan Stanley, o potencial é significativo, estimando que apenas uma retomada da alocação dos fundos locais em ações poderia direcionar R$ 176 bilhões, R$ 615 bilhões ou até R$ 945 bilhões para a renda variável brasileira, dependendo de quanto a participação das ações no patrimônio da indústria volte a crescer.
O Itaú BBA, por sua vez, chega a R$ 270,2 bilhões de entrada potencial ao combinar estrangeiros e investidores brasileiros em um cenário no qual ambos simplesmente retornem às suas alocações médias históricas.
As duas análises partem de metodologias diferentes e, portanto, seus números não são diretamente comparáveis. Mas ambas chegam à conclusão de que, depois de um primeiro movimento puxado fortemente pela reprecificação dos ativos, a próxima perna do rali pode ganhar combustível da recomposição das carteiras, principalmente se a queda dos juros reduzir a atrati
Para o Morgan Stanley, essa migração faz parte do que a instituição chama de “Great Rebalancing”, um processo de vários anos de transferência de capital da dívida para ações e investimentos, cuja condição central é a consolidação fiscal. Apesar da alta de aproximadamente 13% das ações brasileiras no pregão analisado, o banco ainda vê potencial de 15% a 20% o